Lição 2: Base e Corretivo

Oi, gente linda. Hoje quem fala é Lana Mendes.
Então como a Dani já falou semana passada (aqui nesse link), a gente teve essa ideia M-A-R-A de dar o minicurso pra vocês e nós esperamos meeeeesmo que vocês estejam curtindo. Qualquer dúvida ou observação é só deixar aqui nos comentários tá? Tem muita gente melhor do que eu aí do outro lado, então as críticas construtivas são sempre bem vindas aqui no RP. Vamos ao que interessa então.

Gente o que é uma pele bem feita numa make né? Faz simplesmente TODA diferença! De que adianta aquele batom lindo e maravilhoso, todo bem contornado se você aparece com a cara pronta pra fritar uma bandeja de batata de tão oleosa? De que adianta aquele delineado maravilhosoooo nos olhos se você aparece com aquela olheira de panda invertido e aqueles tufos de base mal espalhada na foto? Alguns desses erros eu já cometi, mas um dia eu me informei sobre o assunto e resolvi banir definitivamente isso da minha vida kkkk. E quero ajudar vocês também, falando sobre BASE E CORRETIVO.



Semana passada minhas amigas da época de escola (aliás um cheiro no cangote delas que tenho certeza que estão lendo minha humilde postagem: Ranna, Elyanne, Laís, Bianca e Iarinha) me perguntaram no whatsapp: "Amiga, o que vem primeiro a base ou o corretivo?" Bom, eu não sabia responder com certeza, porque confesso que nunca pesquisei sobre a ordem de aplicação, sempre fiz como eu achava melhor em mim: primeiro corretivo da cor da pele e depois a base pra uniformizar (nunca usei corretivos coloridos, porque não tenho muitas manchas na pele).

Mas advinha só? Eu estava enganada kkk (desculpa, amigas). Dando uma lida em alguns blogs de beleza, algumas apostilas de make, eu descobri que depois do primer você deve aplicar os corretivos coloridos (aqueles que servem pra esconder manchas de espinhas, hematomas, vasinhos etc), depois a base pra uniformizar a cor, e aí sim o corretivo da cor da sua pele. Fiquei surpresa com a informação, mas realmente faz todo sentido!!! Como nunca pensei nisso? :O

Então vamos pela ordem de aplicação:

#1 CORRETIVOS COLORIDOS:
As funções do corretivo vão muito além da já conhecida correção das olheiras. Com ele, é possível suavizar manchas, espinhas, além dos tão temidos sinais de idade. São eles:
Salmão ou laranja: indicado para as olheiras e manchas amarronzadas;
Roxo: Espinhas inflamadas, manchas amareladas ou alaranjadas;
Amarelos: indicado para olheiras de tom arroxeado;
Verde: indicado para a cobertura das espinhas avermelhadas, cobertura de vasinhos aparentes e olheiras extremamente roxas;
Vermelho: para vitiligo e manchas brancas.
Aplicação: os corretivos coloridos, devem ser aplicados logo depois do primer, e antes da base. A ordem seria: corretivos coloridos – base – corretivo do seu tom de pele.

Como eu já disse, não uso muito esse tipo de corretivo, portanto não tenho muito o que mostrar, mas esse mês chegou uma paletinha que comprei no aliexpress, e ela tem uns corretivos coloridinhos, dá uma olhadinha:



Ela não tem marca, tá gente? É xing-ling mesmo, comprei mais pra começar a aprender técnicas de contorno no meu rosto.

#2 BASE:
Assim como o primer, a base também depende do seu tipo de pele ou da época da sua vida:
• Peles oleosas: bases livres de óleo;
• Peles secas: bases com fator hidratante;
• Peles adolescentes: bases com ácido salicílico, que não obstruem os poros e têm tratamento antiacne e anti oleosidade;
• Peles maduras: bases com ativos anti idade, que retardam o envelhecimento, cuidam e nutrem a pele.

Além do tipo de pele, outro fator importante na escolha da base é a sua textura. As principais são:
• Mousse              • Líquidas
• Cremosas           • Em pó

Aplicações:
• Com os dedos (minha aplicação favorita): o calor do corpo ajuda na aplicação de produtos como a base e o corretivo. Espalhe a base de dentro para fora, iniciando pela Zona T. Ao passá-la na região das olheiras, você neutraliza o tom e diminui o uso do corretivo. Uma dica é colocar um pouco de produto na mão e espalha-lo aos poucos no rosto.
• Com pincel: espalhe a base em movimentos circulares e ascendentes. Não esqueça de aplicar, também, no pescoço. Se for preciso mais cobertura, espere a primeira camada secar e aplique novamente onde for necessário.

A minha base é essa aí da Kiko, que minha irmã trouxe da Itália pra mim (às vezes ela é legalzinha comigo rss). Desculpa o estado da embalagem, mas é que eu aplico ela com os dedos, aí a bisnaguinha fica meio sujinha quando pego nela rss:

Essa é a base que eu uso, e a cor que eu uso.

Essa outra base, é outros tipo que achei aqui em casa, acho que é da minha mãe. É a base em bastão da linha ColorTrend da Avon. Ela é boazinha, eu particularmente não curto muito, mas serve pra quebrar o galho. Prefiro bases líquidas de cobertura leve.

Desculpa o estado das minhas unhas, rss.


DICA DE AMIGA 1: Para identificar qual tom de base fica melhor em seu rosto, aplique uma pequena quantidade do produto na região inferior do rosto, próximo ao pescoço, nada de testar na mão ou no antebraço, essas partes do corpo geralmente possuem variações de tons com relação ao seu rosto, tá gata? O seu tom será aquele que der equilíbrio de cor entre seu rosto e o resto de seu corpo.
DICA DE AMIGA 2: Além das bases, hoje em dia existem também os chamados BB Creams (Beauty Balm), que são produtos multifuncionais que além do efeito de base, oferecem benefícios cosméticos como: proteção solar, disfarce de linhas finas e poros, efeito antioxidante e clareador de manchas. O melhor é que não é necessário utilizar nenhum outro produtor junto com o BB Cream, só ele já basta. No meu dia-a-dia tenho usado esse CC Cream aqui da Eudora (marca que eu revendo e A-M-O de paixão):

Desculpa o estado das minhas unhas de novo rss
A diferença do CC Cream (Collor Correcting Cream) pro BB Cream é que além de tudo que o BB Cream faz, ele ainda neutraliza possíveis imperfeições relacionadas ao tom da pele, como palidez, vermelhidão, opacidade. O CC Cream também traz em sua fórmula um fator mais hidratante, além de também ser antioxidante e possuir proteção solar. Esse da Eudora tem FPS 30 (UVA e UVB, amo).


#3 CORRETIVO DO SEU TOM DE PELE
Já falei lá em cima dos tipos de corretivo e da aplicação, e são as mesmas recomendações aqui também. E, como todo mundo sabe (e o próprio nome já diz) ele serve pra corrigir aquela olheira ou aquela manchinha que incomoda. A dica é: NÃO EXAGERE na quantidade, óbvio, mas se for pra extrapolar, bora exagerar bastante na uniformização! Incansáveis batidinhas, pelamor, pra espalhar bem e ficar maravilhosamente uniforme e natural na sua pele! O corretivo que eu uso é essa paletinha aqui da coleção Pausa Pra Feminices pra Tracta. Simplesmente amo. Dá pra perceber pelo estado de desgaste da bixinha:




Então por hoje é só isso, gatonas. Obrigada por lerem até aqui. Se quiserem compartilhar também os produtos que vocês tem usado, comenta aqui embaixo. Se quiser corrigir alguma informação, ou melhorar nosso conteúdo também, fique à vontade.
Volte sempre :*

5 comentários:

  1. Legaaaal gente. quero aprender sobre contorno no rosto tbm x)))
    Sobre os corretivos coloridinhos, tenho curiosidade, sempre nasce uma espinha DO NADA e pra não mexer nem espremer, deve ser ótimo camuflar. kkkkkkk
    Ótimas dicaas :D Tô sem base faz uns dois meses, corretivo então... kkkkkk, mas é bom pra quando for comprar *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hellenzinha. Quando for comprar se quiser algumas dicas de marcas boas tu tem meu whatsapp rss.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Arrasou nas dicas amiga!! Que tal fazer um curso de automaquiagem em? Eu ia amar!! rsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, Viu que eu falei de ti e das meninas né? Preciso aprender mais pra dar curso amiga kkk, mas por enquanto continua lendo aqui nossas humildes diquinhas.

      Excluir