Lição 3: Os mistérios do Delineado

Oii geeeente! :) Chegamos a parte (que eu considero) mais misteriosa do nosso mini curso de maquiagem online, é ou não é? :) Quantas meninas acham tão difícil e acabam desistindo de fazer o delineado e até mesmo de ter um delineador no seu kit básico de makes?! Não é fácil meeeesmo gente :/ Precisa de paciência e treino! Maaaaas, nada na vida acontece de uma hora pra outra não é verdade? rs. Pois então! O delineado ta ai pra testar a paciência e precisão da mulherada, e muitas, muitas meeesmo, demonstram até ter precisão, mas admitem não ter um pingo de paciência pra "devagar chegar lá". Hoje viemos aqui dar algumas dicas e ensinar a vocês como fazer um delineado facinhooo pra sumir com todos esses mistérios! 



O delineado deixa o olhar muito mais marcante e é um dos make-looks mais desejados pelas meninas, poréeem, um dos mais difíceis de fazer :(. Não é que hajam graaaandes segredos para fazer o traço retinho, mas a técnica exige muita prática. Também é necessário que a mulher entenda o formato de seus olhos para que assim, escolha qual traço ficará mais harmonioso, por exemplo, olhos pequenos, ficam melhor com traços mais finos e delicados, já quem tem olhos maiores pode exagerar um pouco mais no traço. E as cores? Tem o preto, tem o colorido, tem até o transparente que da pra misturar com sombra de qualquer cor e fazer um traço estiloso... não há limitações nessa tabela! Eu, prefiro usá-lo na cor preta e a noite, não é fácil fazer o traço, mas no dia que não da certo, é só dar uma esfumadinha que melhora rs. Há quem use os delineadores na cor marrom para o dia, fica mais suave, olhar menos carregado e compõe uma make bem delicada! Depois dos créditos iniciais, vamos a prática do babado, até por que, felizmente, existem alguns truques que podem ajudar a melhorar esse tracinho, olha só:


1. ESCOLHA O SEU TIPO DE DELINEADOR!

O primeiro asso nessa caminhada rumo ao delineado, é escolher o seu tipo de delineador, siim! Existem váarios tipos de delineadores no mercado: em gel, lápis, líquido, em forma de caneta, etc. Registramos pra vocês os delineadores que eu tenho e uso pra que possamos visualizar e entender esse babado, hehehehe, vem comigo conferir:


Os dois da ponta são da Avon e o do meio da Shedoes.
DELINEADOR LÍQUIDO: Esse tipo é geralmente o pesadelo da mulherada, por ser líquido precisa de muito mais precisão pra não ficar uma caquinha... Qualquer borrado mínimo com ele, te faz virar um panda :s. Maaas, eu prefiro ele sabiiia? Esse ao lado esquerdo, preto, é o que eu mais uso! É da Avon e o aplicador é bem durinho, o que acaba facilitando minha vida. As vezes eu consigo acertar na precisão, kkkk :) Esse líquido do meio quando passa parece uma colinha que quando seca sai todinho puxando.. muito legal e uso ele geralmente pra passar por cima do que já foi delineado.



Lápis Azul, Preto, Marrom, lápis, lápis, lápis... hehehe

DELINEADOR EM LÁPIS (OLHOS): Fáaaaaaacil gente! Esse é o sobrenome do delineador em lápis! hahahaha, por ter essa cobertura seca, permite que o delineado seja feito com um índice bem maior de acerto, até por que, pode fazer com o lápis e cobrir com o liquido depois, ou só deixar com o lápis mesmo, você escolhe.. Acho que fica mais suave o traço somente com o lápis. Uma boa pedida pra uma make pela manhã... O marronzinho é queridinho nas makes mais naturais. Tem os coloridos também que dão um UP na make e podem ser passados rente aos cílios ou na linha d'água... Esse é indispensável na maletinha de make! Nas fotos ai em cima tem alguns dos meus: Marrom, azul, pretinho básico... 


Delineador de boca transparente e vermelho, Avon.

DELINEADOR EM LÁPIS (BOCA): Outro tipo de delineador em lápis que ar-ra-sa é o lápis delineador de boca. Alguém ai usa ou já usou? Divo que aumenta, desenha ou preenche os lábios, ele também serve pra aumentar a duração do batom na boca, comecei a usá-los a pouco tempo, mas acho que faz toooooda diferença principalmente na hora da aplicação daquele batom líquido sabe? Delimita e desenha a boca, facilitando a aplicação e deixando baphonica sua make! Tenho um incolor e um reeeeed, ambos da Avon, lindos, amo! s2.



DELINEADOR EM CANETA: Ponta longa, fininha, firme, na medida certa! O delineador em caneta possui um formato diferenciado que permite traços mais precisos, delicados e ainda assim firmes. Essa canetinha sim, é o milagre do delineado pra quem não tem muito costume com os paranauê, kkk, afinal meu povo, o formato é tão prático e usual que faz já psicologicamente ser mais fácil a aplicação, você sente que pode sabe.. kkk, e ai arrisca, talvez não consiga da primeira, mas na segunda vez ja vai melhorando... O delineador em caneta é geralmente o mais indicado na automaquiagem por ser tão versátil. Fica a dica pras mais desacostumadas: Esse aqui é o babado! ;P



DELINEADOR EM GEL: Gente, se eu disser que esse em gel ainda é um mistério pra mim vocês me crucificam?! kkkk, séeeeeerio! Não acho tãaaao simples... Mas penso que se eu tivesse um pincel bem, bem bem fininho seria mais fácil, por que com esse ai que veio no meu é dificil :s Esse delineador é daquele que você junta a textura mais seca do lápis com a precisão da canetinha e a intensidade do líquido = "Este cara é o em gel!" hahahha, precisa ter uma boa coordenação pra acertar o traço, apoiando os cotovelos em alguma superfície fica tudo bem, pode crer, ele vai facilitar a sua vida e poupar o seu tempo, rs. Não escorre, e ainda pode ser usado como base para a sombra espalhando em toda palpebra móvel.. super versátil! Recomenda-se o uso com pincel fino ou chanfrado é mais fácil, tipo esses oh:



DELINEADOR TIPO FAST FASHION ou BOOMERANG: Zeeente, esse aqui é um babado novíssimo que promete! Até pouco tempo, esse tipo de delineador só era fabricado por marcas de luxo com preços nada amigos, rs, maaaaas, fiquei sabendo através do Blog Garotas Estúpidas que a algumas semanas, rolou o lançamento da coleção de inverno Make B. Universe Collection de O Boticário, e entre sombras, batons e perfumes, um item chamou a atenção e fez pirar as "beauty maníacas": O delineador Eclipse Deep Black :O


Desde que vi o formato desse rímel, tive curiosidade de saber se ele realmente facilita nossas vidas, ou é balela. Ainda não tive oportunidade de testa-lo, até porque custa de 70 a 99 dilmas pra adquirir um desses das marcas mais famosas. Felizmente, O Boticário resolveu fabricar o irmão gêmeo desses mais carinhos, e mesmo o preço não sendo tãaao amigo, acho que dá pra se programar e investir nesse babado que promete os mesmos benefícios do design ergonômico , facilidade de aplicação e durabilidade por mais ou menos 51 reais.

Seja como for e qual for, o lance é testar e encontrar o que mais te agrada e se encaixa a sua necessidade e depois treinar, treinar e treinar! :D


2. PREPARAR A PELE

Agora que você já conhece os tipos de delineador e tem capacidade de escolher o que mais lhe agrada, vamos as dicas práticas de como fazer esse negócio dar certo, rs. Antes de começar, prepare sua pele com a base, um primer para olhos e deposite uma sombra bege clarinha só para dar um fundo pra make.




3. DICAS E TÉCNICAS PARA ACERTAR NO TRAÇO

Para passar o delineador, sente-se e apoie o seu cotovelo na mesa para garantir maior firmeza à mão, apoiando a mão na bochecha você consegue mais firmeza também. Não tente acertar de primeira, treine aos poucos em casa, sem compromisso sabe.. naquele dia "não tenho nada pra fazer", pega o espelhinho e começa a treinar uma ou todas as dicas que vamos dar aqui em baixo, afinal, a pressa é a maior inimiga do delineado!


a) COM BOLINHAS: Desenhe o "percurso" do delineado em bolinhas se o seu for lápis ou o líquido, espere secar um pouco e depois passe o delineador por cima do caminho de bolinhas que foi desenhado. Dica de Amiga: não estique os olhos se não vai ficar torto a bagaça, kkk. 



b) COM A FITA ADESIVA: Cole um pedaço de fita adesiva na posição em que você deseja terminar o traço, lembrando que o delineado deve sempre respeitar a linha que termina as sobrancelhas. Faça TRACINHOS de dentro para fora bem rente aos cílios, depois é só juntar todos esses tracinhos com cuidado e precisão em direção ao adesivo. Após isso você pode retirar a fita adesiva, você terá um belo delineado!





c) CONTORNO:  Faça um arco em toda a parte de cima do olho e faça o traço morrer bem fininho no canto interno do olho. Depois, basta pintar dentro.




d) AOS POUCOS: Ao invés de fazer a linha toda de uma vez, desenhe primeiro um traço no centro do olho. Depois, vá esticando a linha para o canto interno. Quando terminar, faça o mesmo até o canto externo. Siga fazendo pequenos traços até completar todo a linha.




e) COM MOLDE DE PAPEL: A idéia é fazer um molde com papel grossinho, colocar rente aos cílios e  preencher nos olhos... Nunca fiz isso geeeente :O hahahaha, será que funciona?! 



O segredo do delineado bem feito é ele começar fininho, engrossar um pouco no meio e terminar fino nos cantos externos. Essa leve mudança de espessura dá um peso ao olhar. Depois de feito, se precisar aumentar, use, com a mão leve, um pouco mais de delineador. Se precisar diminuir, use um cotonete um pouco molhado com removedor de maquiagem e faça os ajustes necessários.

Uffa!! São tantas formas e técnicas de fazer delineado que a partir de hoje não aceito desculpas hein?! Resumi o que eu pude até por que existem várias outras formas de facilitar o delineado pode ter certeza! No começo, você pode demorar um pouco para chegar no resultado perfeito. Mas, praticando, você vai conseguir fazer o delineado em 5 minutos! Não tem mais desculpa de "não sei fazer", larga essa preguiça e vai em busca dessa conquista, kkk!

Bom, e isso meninas, escrevi horroooores né?! rs Espero que tenham gostado das dicas e que pratiquem também viu?! Beeijos e queijos minhas lindêzas e até o proximo post! :)








7 comentários:

  1. O em gel ajuda muito em não borrar muito, mas os pincéis que acompanham não me agradam tanto, uso um de pintura de pelinho natural bem fino e amo, menos erros, mais tempo e mais bonito ;)

    ResponderExcluir
  2. Confesso que sou uma desastrada na hora de fazer o delineado.
    Um fica mais grosso que o outro sempre hahaha.
    Mais vou tentando até conseguir. Um dia eu chego lá.
    Bjos, adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Criis! Treino, treino e treino... ssa é a palavra de ordem! Também não tenho muita precisão :(, mas to aprendendo!! kkk

      Excluir
  3. Eu amoooooo delineado..
    Quando comecei a tentar fazer, passei um mês parecendo um banda, olho todoooo preto..
    Treinada pela manhã e tarde todo santo dia. Até que enfim... CONSEGUIIIIIIIIIIII

    Eu particularmente prefiro o em gel, mais uso com o píncel chanfrado pq esse que vem nele ninguém merece.
    Fiquei curiosa com esse lançamento do O Boticário.. Bem interessante...
    Makeeando
    Grupo no facebook - Participe
    Fan Page
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Depois de muitos olhos borrados e um lado mais grosso que o outro...
    Eu finalmente cheguei a conseguir fazer um delineado simples,tenho me sentindo ótima kk
    Ótimo post, gostei bastante, bjs liinda.

    ResponderExcluir